Produção e trigo do Brasil cairá 16% este ano

A produção de trigo do Brasil em 2012 deverá cair 16 por cento ante a do ano passado, por conta de problemas climáticos e reduções e área plantada dos principais produtores do País.
31 de outubro de 2012 | 05:58

Porto Alegre// A colheita total, que está em andamento, foi estimada em 4,75 milhões e toneladas, previu ontem a consultoria Safra & Mercado. “A projeção leva em conta uma quebra da produção do Rio Grande do Sul”, afirmou a Safras, em nota.

A colheita gaúcha foi afetada pelo tempo adverso, e é possível que o estado venha a produzir menos de 2 milhões de toneladas, segundo um agrônomo da Emater-RS

De acordo com a Safra, os gaúchos devem produzir 2,2 milhões de toneladas na temporada 2012/13, o que corresponde a uma quebra de 16,7 por cento em relação à anterior.

“Além desta redução da quantidade, é preciso considerar os reflexos qualitativos, que ainda são de difícil mensuração”, avaliou o analista da Safras, Elcio Bento, em comunicado.

No Paraná, também haverá redução do volume produzido em função do queda da área plantada de 27 por cento. Os paranaenses produzirão 2,11 milhões de toneladas. 

Rio Grande do Sul e Paraná respondem por quase todo o trigo produzido no Brasil.

Com queda da produção nos foi estados, a consultoria estimou a necessidade de importação anual em 7 milhões de toneladas, o que seria um crescimento de 1 milhão de toneladas em relação o total importado na temporada passada, de acordo com dados do governo - o relatório da consultoria não fornecedeu dados comparativos.

O Brasil é um dos maiores importadores globais de trigo, mas compra a maior parte de suas necessidades do Mercosul.

Seção: Agronegócio/Cereal

Fornecedor: Lupa Clipping

Por: Agências

Fonte: Jornal DCI em 31 de outubro de 2012 05:54

Pesquisar Tags:

cereal, trigo, Paraná, Rio Grande do Sul, safra, produção


Permalink |

Comentários

Deixe um comentário
  • Coluna Do Editor

    ...e aqui estamos nós, em 2017!

    Leticia Evelyn Oliva-Cowell
    23 de janeiro de 2017 01:25
    Industria de Alimentos em 2017, nós estaremos acompanhando.