Fruta que é bom, só se encontra na embalagem

Pesquisa do Idec mostra que 8 de 18 produtos alimentícios analisados não têm polpa na composição
26 de janeiro de 2012 | 14:54

         Tem foto de fruta na embalagem, cor de fruta, sabor de fruta, mas não tem fruta. Essa foi a constatação do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em relação a oito dos 18 produtos alimentícios industrializados avaliados em sua última pesquisa. A análise levou em consideração se os apelos relacionados a frutas nos rótulos estão condizentes com o conteúdo e revelou que a situação entre os dez produtos, que de fato têm frutas na sua composição, não é muito melhor do que a dos demais: metade não informa o percentual de polpa e dos cinco que o declararam a variação fica entre 1% e 10% dos ingredientes.

“Ao usar com grande destaque imagens de fruta na embalagem, as empresas estão induzindo o consumidor a achar que está comprando um produto mais natural e saudável”, destaca Sílvia Vignola, consultora técnica do Idec.

Para o levantamento, o Idec analisou embalagens de três fabricantes, em cada uma das seis categorias de produtos. No grupo dos iogurtes, foram avaliados Batavo Kissy morango, Lego Light Lective e Danoninho. No de refrescos em pó, Tang, La Frutta e Camp. Entre os isotônicos, Gatorade, Taeq e Marathon. Na classificação néctar de fruta, a pesquisa incluiu Top Fruit, Maguary e Del Valle-Kapo. Na categoria gelatina, Frutop, Dr. Oetker e Royal. E na de sorvetes, o sabor napolitano da Sorveteria Kidelícia de Sabor, da Nestlé, além do Kibon Balance. Para Antônio Augusto Fonseca Garcia, nutricionista e coordenador da unidade técnica do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), o que a indústria faz ao usar e a abusar da imagem das frutas como chamariz em suas embalagens é propaganda enganosa: “Há um apelo por uma alimentação mais saudável e as pessoas, ao verem o rótulo, são levadas a acreditar que estão comendo fruta“.””, disse.

Outro lado /A Unilever, a Danone e a BRF Foods informaram que seus produtos atendem todas as normas vigentes no país. A KraftFoods, a Ebba e a Vigor disseram que as informações que constam da pesquisa foram fornecidas pelas empresas ao Idec. O Grupo Pão de Açucar informou que vai analisar os pontos abordados pelo Idec quanto a uma possível reformulação dos rótulos. embora os produtos Taeq atendam as determinações da Anvisa quanto à rotulagem.
 

*Nossas notícias são retiradas na íntegra dos veículos de comunicação de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação. Todos os créditos reservados para a fonte geradora de notícia.

 

Por: Diário de São Paulo

Fonte: 26 de janeiro de 2012 17:51

Pesquisar Tags:

Idec, rotulagem, embalagem, polpa, não tem fruta, composição


Permalink |

Comentários

Deixe um comentário